Breve História de Osasco

Osasco cresceu tanto em população, quanto comercialmente, mas apesar desse progresso, até então não passava de mero subdistrito da cidade de São Paulo.

Em 1953 13 foi feito primeiro plebiscito pela emancipação. O movimento emancipacionista sofreu muitas contraposições e empecilhos, mas finalmente após o segundo plebiscito conturbado, em 19 de fevereiro de 1962, há cinquenta anos, Osasco tornou-se um município. Antônio Menck de início foi contra, mas depois se tornou um dos líderes do Movimento dos Autonomistas pela emancipação do antigo bairro. Após a emancipação foi acordado que em cada rua da cidade se colocasse um relógio em símbolo da identidade osasquense. O primeiro prefeito assumir o poder em Osasco foi Hirant Sanazar, do partido MDB, em 19 de fevereiro de 1962 até junho de 1965. Este foi o primeiro mandato de prefeito no então município. No ano seguinte, o Banco Brasileiro de Descontos (atualmente denominado Bradesco), sediado na Cidade de Deus, bairro de Osasco próximo à divisa com São Paulo, organizou e colocou em operação a Companhia Telefônica Suburbana Paulista - Cotespa. A nova companhia inicialmente proveu o novo município de três mil terminais telefônicos, que operavam com o prefixo 48. A COTESPA foi incorporada à Telesp em 1974.14 A área do município de Osasco foi gradativamente subdividida em novos centros telefônicos - Rochdale, Santo Antônio, Quitaúna e Menck, além da área central.

Período Contemporâneo

Osasco seguiu prosperamente sua atividade industrial e na década de 70, e passou a receber grande contigente populacional que vinha para a Região Metropolitana de São Paulo. Fazendo com que na década de 80 ficasse divulgada pela violência e pobreza dos bairros da zona norte principlamente. Após a redemocratização , Osasco passou por um processo de desconcentração industrial e passou a investir em infra estrutura e bens de prestação de serviços. Ao qual a cidade se mantém neste seguimento inclusive nos tempos atuais.

Ocorrências de grande repercussão no município

A greve da Cobrasma foi em 16 de julho de 1968. Operários protestaram contra as mortes de seus colegas em caldeiras, condições de trabalhos desfavoráveis e o rebaixamento dos salários. Ato esse já um sintoma de resistência contra o Regime Militar da época.

A explosão do Osasco Plaza Shopping em 11 de junho de 1996. O motivo foi vazamento de gás subterrâneo. Morreram 42 pessoas e 300 outras ficaram feridas, algumas gravemente. Esse acidente repercutiu na mídia nacional e internacional.